quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Furaçao e tornado

Diferença entre Furacão e Tornado




Furacão: Eles caracterizam-se por serem ventos muito fortes, com velocidades que podem ultrapassar 120 km/h, com um diâmetro que pode variar entre 200 km e 400 km.
Imagem de satélite de um grande furacãoImagem do Furacão

Por outro lado, os tornados são mais intensos e destrutivos que os furacões, porém apresentam tamanho e duração menores. O seu diâmetro não ultrapassa 2 km e a sua duração é, em média, de 15 minutos, enquanto os furacões podem durar por vários e vários dias. Apesar disso, as velocidades dos tornados são bem maiores, podendo ultrapassar 500 km/h, o que aumenta o seu poder de destruição. Os tornados só podem ser chamados assim se tocarem o solo, caso contrário, são chamados apenas de funis.

Exemplo de um TornadoImagem do tornado

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

6 lugares que pode se viver no sistema solar



                                            1 - Europa - lua de Júpiter:
Europa é uma das quatro luas Galileanas do gigante Júpiter, e um dos locais mais prováveis de abrigar vida no Sistema Solar. Ela é coberta por uma crosta espessa de gelo, mas logo abaixo dessa crosta, há um oceano líquido que poderia abrigar alguns tipos curiosos de vida (primitiva ou não).  A temperatura média de sua superfície é de aproximadamente -171°C, porém, fontes térmicas podem existir em algumas regiões, o que amplia a probabilidade de no futuro, quem sabe, encontrarmos vida nesse mundo gelado e distante. Temperatura em Fahrenheit: -275,8°F





2 - Titã - lua de Saturno: 
Titã é a maior lua de Saturno e o único corpo do Sistema Solar (além da Terra) que possui lagos líquidos. Seus lagos são de etano e metano (gás natural liquefeito), e a chuva de Titã é de hidrocarbonetos.  É um mundo que possui uma química rica e favorável, e quem sabe, abrigar alguns tipos primitivos de vida. Temperatura em Fahrenheit:  -290,2°F





3 - Marte

Marte é um planeta rochoso, sendo o quarto a partir do Sol. Marte permanece eternamente popular para aqueles à procura de vida extraterrestre. Um dos fatores intrigantes de Marte são suas faixas escuras que surgem principalmente durante o verão, como na cratera Horowitz. Cientistas acreditam que esses canais podem ter água salgada fluindo na superfície do Planeta Vermelho, fruto do degelo de água a apenas alguns centímetros abaixo da superfície, cuja temperatura média é de -63°C. Temperatura em Fahrenheit: -81,4°F

Sua temperatura média é de cerca de – 63 graus, podendo, contudo, variar no verão quando chega a – 36 graus e no inverno quando atinge a faixa dos – 130 graus.



4 - Encélado - lua de Saturno
É o sexto maior satélite natural de Saturno, e aparenta possuir água líquida em sua superfície. Em 2005, a sonda Cassini da NASA fotografou gêiseres de água e de gelo sendo expelidos de rachaduras no hemisfério sul de Encélado.  Os requisitos para a vida estão lá... A temperatura média em sua superfície é de -198°C. Temperatura em Fahrenheit: -324,4°F






5 - Ganimedes e Calisto 

Calisto e Ganimedes são duas das principais luas de Júpiter. Calisto é o terceiro maior satélite natural do Sistema Solar, sendo que Ganimedes ocupa o primeiro lugar desse ranking. Vizinhos de Europa, Ganimedes e Calisto podem ter oceanos líquidos (água salgada) escondidos em seu interior, a pelo menos 100 quilômetros abaixo das rochas.  A temperatura média de superfície de Calisto é de -139°C, e a de Ganimedes é de -163°C.A temperatura em Fahrenheit é: -261,4°F




6 - Vênus


Nosso "planeta irmão" (ou irmã) possui altas temperaturas em sua superfície além de um clima "infernal" para a vida como a conhecemos, além de vários outros fatores que colocariam Vênus como um dos piores lugares para se encontrar qualquer tipo de vida..... correto? Sim... mas por outro lado, o cientista planetário David Grinspoon, astrobiólogo curador do Museu "Denver Museum of Nature and Science", aponta que a temperatura na alta atmosfera venusiana pode ser agradavelmente tolerável. , a temperatura em sua superfície ultrapassa os 460°C tranquilamente. Temperatura em fahrenheit 860°F.
 tem temperatura superficial mínima de -220 °C e a máxima de 420 °C

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Diagrama de Fases

É um tipo de gráfico que mostra as conDiagrama de fasesdições de equilíbrio entre as fases termodinamicamente distintas
Em um diagrama de fases temos as seguintes transições:




1° Curva De Fusão: Limita as regiões das fases sólida e líquida
Resultado de imagem para curva de fusão

Curva de vaporização Limita as regiões das fases líquida e gasosa


Resultado de imagem para curva de vaporização

3 – Curva de Sublimação: limita as regiões das fases sólida e gasosa.
Resultado de imagem para curva de sublimação


terça-feira, 23 de agosto de 2016

Se a terra parasse de girar

 Se a terra parasse de girar 


Se a terra parasse de girar o planeta sofreria o efeito de inercia uma vez que sairia de uma velocidade aproximada de 900KM/h (em uma latitude de 45°) para zero.Da forma, todas as construções sobre a superfície terrestre desabariam, além disso, fortíssimos terremotos sem igual destruiriam a terra. 
Todos ecossistemas presente seriam destruídos pelo movimento, acabando com a vida na terra em poucas horas.

Leis de Newton



Leis de Newton

1)principio da Inércia:

Este indica que a velocidade vetorial de um ponto material não varia.
 se esta em repouse segue em repouso e em movimento segue numa velocidade constante. 
quanto maior a massa de um corpo maior sua inércia(ou seja mair sua tendencia de permanecer em repouso ou em movimento).







                                                                         2) Principio Fundamental Da Dinâmica

                                                                    Quando aplicamos a mesma força em 2 corpos  nao   percebemos aceleração igual dos corpos. 

  A 2°Lei também mostra que a força é      diretamente proporcional ao produto de    aceleração pela massa. Sempre que         aplicarmos uma força a um corpo , em uma superfície ,este acabara parando








3)Analisa a força de troca de dois corpos.
Exemplo:
- Para toda interação, na forma de força, que um corpo A aplica sobre um corpo B, dele A irá receber uma força de mesma direção, intensidade e sentido oposto:









quinta-feira, 14 de julho de 2016

Acidente Nuclear de Goiânia

Acidente Nuclear de Goiânia

 A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada,este que liberava o Césio-137 no centro de Goiânia, em Goiás classificado como nivel 5.
 Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) mandou examinar toda a população da região. No total 1000 pessoas foram expostas aos efeitos do césio, muitas com contaminação corporal externa revertida a tempo. Destas, 129 pessoas apresentaram contaminação corporal interna e externa concreta, vindo a desenvolver sintomas e foram apenas medicadas . Porém, 49 foram internadas, sendo que 21 precisaram sofrer tratamento intensivo; destas, quatro não resistiram e acabaram morrendo .

meia vida do Césio-30anos

Fissão e Função Nuclear

Fissão e Função Nuclear 


Fissão nuclear: é o processo em que se “bombardeia” o núcleo de um elemento radioativo, com um nêutron. Essa colisão resulta na criação de um isótopo do átomo, totalmente instável, que se quebra formando dois elementos e liberando grandes quantidades de energia.
   Um ponto importante é que os nêutrons que foram emitidos na fissão podem ser utilizados para atingir outros átomos, gerando uma nova emissão de nêutrons, que novamente podem ser usados em outras fissões. Essa sucessão de reações de fissão nuclear que podem ocorrer partindo de um único nêutron é denominada reação em cadeia.



Reações de fissão nuclear em cadeia




 fusão nuclear: ocorre quando dois para mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formando outro elemento, liberando energia. Um exemplo é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio. Esse processo libera uma quantidade de energia maior do que a liberada no processo de fissão nuclear.



quinta-feira, 23 de junho de 2016

Hiroshima , Quando? Consequências? Como esta hoje?



A tragédia de Hiroshima, no ano de 1945, em 6 de agosto , jogada pelo governo dos Estados Unidos , foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial . Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis, foi durante a 2° guerra mundial. 
Por causa do fato de a bomba ter explodido no ar, e não em terra, foi possível haver sobreviventes, uma vez que a onda de choque se espalhou de maneira vertical e não horizontal. Mesmo assim, a devastação e destruição da cidade foi incalculável. Hiroshima era um campo de destroços e poeira tóxica, onde foram mortas mais de 60 mil pessoas. Já em Nagasaki, a fumaça atingiu uma altura de mais de 18 quilômetros, e sua força era imensurável, destruindo qualquer coisa que havia no caminho. O calor e o fogo queimaram as pessoas e a Natureza, deixando até hoje o solo envenenado. Também foram lançadas outras bombas na cidade, no entanto, de força consideravelmente menor, lembrando que esse numero de mortos ( 60 mil) foram apenas os que morreram na hora , e nao pelos efeitos da bomba. 
Desafiando todas as expectativas humanas, flores desabrocharam e a cidade se reergueu com a ajuda dos hibakushas (sobreviventes da bomba atômica). Os perigos radioativos permanecem até hoje, porém Hiroshima foi reconstruída e se tornou uma das cidades mais lindas e modernas do Japão, além de ser tida como exemplo de superação pelos japoneses, assim como a cidade de Nagasaki.



Como As Cores influenciam  nos seres humanos? 

Cor é a sensação provocada pela ação da luz que passa pelos cones e bastonetes quando estimulada. Existem dois tipos de estímu-los: Os que causam as sensações cromáticas: cor-luz e cor-pigmento.
Ou seja, cores são ondas eletromagnéticas que conduzem as cores sobre os seus feixes,
sem iluminação não há cor, lembrando que o preto não se trata de uma cor, mas sim o preto
é ausência de cor, Da mesma forma o branco não se trata se de apenas uma cor, e sim a junção de todas. Na realidade podemos considerar que cor existentes são as primárias ou RGB, isso é considerado na cor luz.
Uma das ferramentas que atraí o homem, desde sempre, é a cor. Seguindo a linha de raciocínio de Farina, 1990, podemos dizer que: "A cor sempre fez parte da vida do homem: sempre houve o azul do céu, o verde das árvores, o vermelho do pôr do Sol...".
Mais interessante do que simplesmente falarmos sobre os efeitos da cor, é que exploremos e datemos fatos da humanidade relacionados à cor.
A cor é o nome dado à sensação visual causada por ondas luminosas brancas, as quais atravessam nossos olhos e em nosso cérebro ocorre, então, uma sensação visual colorida. 

terça-feira, 14 de junho de 2016

1) Porque o homem invisível é cego?
Pois, já que a imagem se focaliza na retina, a dele é transparente , logo ele não projeta a imagem e não enxerga nada


2) a) Demolidor; Ele ouve em frequencias muito maiores que a capacidade humana ( +20.000)

b) Super Homem: Ele quebra muitas leis, mas entre elas esta a lei da gravidade, ele voa por ai livremente.

3) Por que o Céu é azul e fica alaranjado ao anoitecer?
Pois a onda de cor que vai mais longe é a vermelha (  a luz branca é composta de varias outras cores , com frequencias diferentes), daí que a luz azul (que tem uma frequência muito próxima dos átomos dos gases que ficam na atmosfera) fica refletindo neles enquanto a vermelha passa reto. É por isso que vemos o céu azul.Quanto mais tarde fica, maior a distância entre nós e o sol, e leva o azul com ele. Então as luzes que vão mais longe (amarelo, vermelho e laranja) chegam aos nossos olhos.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

questoes enem

Questoes Enem

1)Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm. 
Nessa ola m,exicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de 
a) 0,3
b) 0,5
c) 1,0
d) 1,9
e) 3,7.
Resolução
Podemos calcular o comprimento de onda multiplicando a distância entre as pessoas, 0,8 (80 cm = 0,8m), pelo número de “distâncias”, que é 15, visto que há 16 pessoas:
λ = 15 . 0,8
λ = 12 m
Depois calcula-se a frequência através da seguinte expressão:
f = v
       λ 
Dada a velocidade (v = 45 km/h), devemos passar sua unidade de medida para m/s. Para isso, basta dividi-la por 3,6:
v = 45  = 12,5 m/s
      3,6
Substituindo na equação:
f = 12,5 = 1,04
       12
O valor obtido é mais próximo de 1 Hz, portanto, a resposta correta é a alternativa C
2)Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle. 
A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de 
a) terem fases opostas. 
b) serem ambas audíveis. 
c) terem intensidades inversas. 
d) serem de mesma amplitude. 
e) terem frequências próximas.
Resolução
O fenômeno que pode interferir nas comunicações do piloto com a torre é a interferência, que ocorre de maneira mais intensa quando as ondas possuem frequências próximas.
Alternativa E
3)Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro. Essa diferenciação se deve principalmente ao(a)
a) intensidade sonora do som de cada instrumento musical.
b) potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais.
c) diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical
d) timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes.
e) altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais.

Timbre à característica da onda de som que nos permite saber se sons da mesma frequência (mesma nota musical) foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Ou seja, a mesma nota musical emitida pela flauta ou pelo piano poderá ser diferenciada pelo timbre de cada som.
Para cada uma dessas duas ondas sonoras, haverá uma forma da onda característica, que dependerá do número e intensidade dos harmônicos que acompanham o som fundamental.
Letra D.
4)Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma.
Ilustração do comportamento da luz ao passar por orifícios de diferentes larguras
Ilustração do comportamento da luz ao passar por orifícios de diferentes larguras
Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto? 
a) Ao se esconder atrás de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas. 
b) Ao gritar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetição do seu próprio grito. 
c) Ao encostar o ouvido no chão, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar. 
d) Ao ouvir uma ambulância se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta. 
e) Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de ópera faz com que uma taça de cristal se despedace.
Resolução da questão sobre óptica no Enem
Cada alternativa da questão diz respeito a algum fenômeno ondulatório. Em geral, essa questão consiste em comparar um fenômeno óptico com fenômenos ondulatórios.
O fenômeno descrito é denominado difração da luz, que consiste na capacidade das ondas de contornar obstáculos com dimensões compatíveis ao seu comprimento de onda. Como o som também é uma onda, ele também sofre difração e pode contornar obstáculos. Esse fato pode ser observado na alternativa A, em que uma pessoa pode ouvir a conversa de outras mesmo estando atrás de obstáculos.

5.
Certos tipos de superfícies na natureza podem refletir luz de forma a gerar um efeito de arco-íris. Essa característica é conhecida como iridescência e ocorre por causa do fenômeno da interferência de película fina. A figura ilustra o esquema de uma fina camada iridescente de óleo sobre uma poça d’água. Parte do feixe de luz branca incidente (1) reflete na interface ar/óleo e sofre inversão de fase (2), o que equivale a uma mudança de meio comprimento de onda. A parte refratada do feixe (3) incide na interface óleo/água e sofre reflexão sem inversão de fase (4). O observador indicado enxergará aquela região do filme com coloração equivalente à do comprimento de onda que sofre interferência completamente construtiva entre os raios (2) e (5), mas essa condição só é possível para uma espessura mínima da película. Considere que o caminho percorrido em (3) e (4)  corresponde ao dobro da espessura E da película de óleo.

Expressa em termos do comprimento de onda (λ), a espessura mínima é igual a:

a)
 λ/4     b) λ/2     c) 3λ/4     d) λ  e)     2λ
 
Resolução:

A diferença de caminho entre as ondas que se superpõem é o dobro da espessura E da lâmina. Sendo a interferência construtiva, temos:

2E = i.
λ/2, sendo i = 1, 3, 5, ...

A espessura mínima corresponde a i = 1:


2E = 1.
λ/2 => E = λ/4

Resposta: a