quinta-feira, 14 de julho de 2016

Acidente Nuclear de Goiânia

Acidente Nuclear de Goiânia

 A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada,este que liberava o Césio-137 no centro de Goiânia, em Goiás classificado como nivel 5.
 Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) mandou examinar toda a população da região. No total 1000 pessoas foram expostas aos efeitos do césio, muitas com contaminação corporal externa revertida a tempo. Destas, 129 pessoas apresentaram contaminação corporal interna e externa concreta, vindo a desenvolver sintomas e foram apenas medicadas . Porém, 49 foram internadas, sendo que 21 precisaram sofrer tratamento intensivo; destas, quatro não resistiram e acabaram morrendo .

meia vida do Césio-30anos

Fissão e Função Nuclear

Fissão e Função Nuclear 


Fissão nuclear: é o processo em que se “bombardeia” o núcleo de um elemento radioativo, com um nêutron. Essa colisão resulta na criação de um isótopo do átomo, totalmente instável, que se quebra formando dois elementos e liberando grandes quantidades de energia.
   Um ponto importante é que os nêutrons que foram emitidos na fissão podem ser utilizados para atingir outros átomos, gerando uma nova emissão de nêutrons, que novamente podem ser usados em outras fissões. Essa sucessão de reações de fissão nuclear que podem ocorrer partindo de um único nêutron é denominada reação em cadeia.



Reações de fissão nuclear em cadeia




 fusão nuclear: ocorre quando dois para mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formando outro elemento, liberando energia. Um exemplo é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio. Esse processo libera uma quantidade de energia maior do que a liberada no processo de fissão nuclear.